Introdução

Chefia do Serviço de Radiologia


O Serviço de Radiologia da Santa Casa foi estabelecido em 02 de dezembro de 1909 com o nome de Gabinete Central da Radiologia. É o único Serviço que se mantém ativo no Rio de Janeiro ao longo de mais de 100 anos.
O primeiro chefe do Serviço foi o Professor Roberto Duque Estrada (1913-1965), que também foi o primeiro Professor de Radiologia da Faculdade Nacional de Medicina. O segundo chefe foi o Professor Nicola Caminha (1965-1995) e, durante a sua chefia, iniciou a formação de especialistas em Radiologia (1969) na forma de Residência Médica e foi criado o Programa de Pós-Graduação em Radiologia com o Curso de Mestrado autorizado a funcionar a partir de 1973.
Em março de 1995 o Professor Hilton Augusto Koch tomou posse passando a ser o terceiro chefe do Serviço de Radiologia do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Desde então, o Serviço possui um Centro de Diagnóstico Mamário com equipamentos modernos e processamento digital, tendo o Certificado de Qualidade do Colégio Brasileiro de Radiologia, dispõe de um aparelho de ultrassonografia dedicado para mamas. Também um Setor de Ultra-sonografia que apóia e complementa os exames radiológicos gerais e realiza todo e qualquer exame ultrassonográfico com aparelho de última geração.
O Serviço realiza diversos procedimentos de biópsia percutânea (mama, próstata, tireóide) e possui um equipamento telecomandado com intensificador de imagem para o estudo radiológico do sistema digestivo disponível para procedimentos endoscópicos, intervencionistas e um sistema de videofluoroscopia. Também possui um Setor de Radiologia Odontológica.
O Serviço foi preparado para atuar como uma Escola de Radiologia e para isso possui infra-estrutura completa para o ensino-aprendizagem.