Histórico do Serviço de Radiologia

O Gabinete Central da Radiologia da Santa Casa compreendia duas seções que funcionavam em conjunto. Uma filiada à própria Santa Casa, com funcionários e instalações próprias, estabelecido em 02 de dezembro de 1909, e outra criada por decisão da Congregação da Faculdade Nacional de Medicina em 21 de março de 1912, diretamente subordinado ao Diretor da Faculdade Nacional com funcionários do Ministério de Educação e Cultura e da Universidade do Brasil.
Em 07 de fevereiro de 1913, reinaugura-se o Gabinete de Radiologia da Faculdade Nacional de Medicina e Serviço de Radiologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, então como Instituto de Radiologia, sob a chefia do Professor Roberto Duque Estrada.
O ensino da Radiologia na Faculdade Nacional de Medicina teve início a 15 de julho de 1916, com o 1º Curso de Radiologia ministrado em 30 lições teórico-práticas pelo Professor Roberto Duque Estrada com material selecionado do Gabinete de Radiologia.
Roberto Duque Estrada, 1º Professor de Radiologia da Faculdade Nacional de Medicina, acumulou a Chefia dos dois serviços até que, por força da compulsória, se aposentou pela Faculdade de Medicina em março de 1957. Na ocasião, indicou como substituto na vaga o Professor José Victor Rosa, até então Assistente de Ensino. Logo em seguida, o Professor Victor Rosa se afastou e assumiu o Professor Nicola Caminha.
Em março de 1965, o Professor Duque Estrada pediu seu afastamento da Chefia do Gabinete de Radiologia do Hospital Geral da Santa Casa, indicando para substituí-lo o Professor Nicola Caminha.
O Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina foi instalado em 1972 no Serviço de Radiologia da Santa Casa, sendo eleito seu primeiro chefe o Professor Nicola Caminha.
Foram também acontecimentos, relacionados ao Departamento de Radiologia:
  • 1971 – Criação do Programa de Pós-Graduação em Radiologia com o Curso de Mestrado autorizado a funcionar a partir de 1973;

  • 1974 – 1º Concurso Público para Professor Titular do Departamento, sendo aprovado o Professor Nicola Casal Caminha;

  • 1975 – Concurso para Livre Docência do Departamento, sendo aprovados os Professores: Abércio Arantes Pereira, Fernando de Souza Penna, Otacílio do Carmo Resende, Waldemar Kischinehevsky, Walter Vieira de Azevedo (Radiodiagnóstico), José Clemente Magalhães Pinto e Lenine Fenelon Costa (Medicina Nuclear) e Osolando Judice Machado (Radioterapia);

  • 1976 – o 1º Concurso para Professor Assistente do Departamento de Radiologia, tendo sido aprovado e assumido as funções o Professor José Raimundo de Lima Pimentel;

  • 1977 (março) – A 1ª Tese de Mestrado em Radiologia, defendida pelo médico Hilton Augusto Koch;

  • 1977 (julho) – Concurso para Professor Assistente do Departamento de Radiologia com vista a implantação dos Serviços de Radiodiagnóstico e Medicina Nuclear no Hospital Universitário do Fundão, inaugurado em 1978.

  • Professor Nicola Caminha continuou chefiando o Serviço de Radiologia do Hospital Geral da Santa Casa.

  • O Serviço de Radiologia iniciou a formação de especialistas em Radiologia em 1969 na forma de Residência Médica, vinculada à Faculdade de Medicina (até 1978), continuando pelos nossos dias.

  • Em janeiro de 1995, faleceu o Professor Nicola Casal caminha.
Para substituí-lo foi convidado o Dr. Hilton Augusto Koch, Professor Titular de Radiologia da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio (1989) e Professor Titular de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), que tomou posse em março de 1995, passando a ser o 3º Chefe do Serviço de Radiologia do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
O Serviço possuía apenas aparelhos para exames radiográficos convencionais, uma processadora de filmes, dois médicos no “Staff” e seis médicos Residentes.
Foi criado um Centro de Diagnóstico Mamário com equipamentos modernos e processamento específico, tendo o Certificado de Qualidade do Colégio Brasileiro de Radiologia. Mais adiante, dispos de um aparelho de ultrassonografia dedicado para mamas.
Neste Centro foram desenvolvidas oito dissertações de Mestrado e três teses de Doutorado apresentadas no Programa de Pós-Graduação em Radiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ.
Também foi criado um Setor de Ultrassonografia que dá apoio e complementação aos exames radiológicos gerais e realiza todo e qualquer exame ultrassonográfico com aparelho de última geração.
Foi montado um equipamento telecomandado com intensificador de imagem para o estudo radiológico do sistema digestivo disponível para procedimentos endoscópicos, intervencionistas e um sistema de videofluoroscopia.
O Serviço foi preparado para atuar como uma Escola de Radiologia com dois auditórios, um com 40 e outro com 25 lugares, e toda infra-estrutura para o ensino-aprendizagem.
O corpo de médicos e dentistas que trabalham no Serviço de Radiologia da Santa Casa, além da função assistência de supervisão, participa da orientação dos médicos-alunos na formação do especialista em Diagnóstico por Imagem.