Manual do Pós-graduando


Apresentação

O Curso de Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio foi criado oficialmente em 1960, sendo Titular o Professor Nicola Caminha que desde 1934 já ensinava Radiologia a clínicos e a quem desejasse aprender a nova especialidade.
Em 1989, o Professor Hilton Augusto Koch assumiu a responsabilidade do Curso, após concurso público de provas e títulos, e manteve a filosofia de formar especialistas em Radiologia em tempo integral, com treinamento e serviço credenciado, complementado com atividades teóricas e seminários.
Este manual contém instruções gerais, normas de procedimento e informações necessárias aos pós-graduandos com a finalidade de facilitar sua rápida integração à vida acadêmica. Para tanto, aborda considerações sobre o desenvolvimento da vida escolar, as facilidades administrativas, os documentos pertinentes às atividades escolares, o trato dos assuntos sigilosos e considerações sobre segurança, realização de cerimônias e o padrão ético.
O descumprimento das prescrições estabelecidas neste Manual poderá acarretar o cancelamento da matrícula do pós-graduando.

Capítulo I

1. Treinamento

A especialização é em tempo integral (32 horas semanais) com duração de três anos. Ao final do 1º semestre do 3º ano o médico-aluno deverá entregar uma Monografia versando sobre um tema radiológico atual. Dependendo da avaliação e do interesse do médico-aluno, este poderá ser encaminhado ao Programa de Pós-Graduação em Radiologia para o Curso de Mestrado, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Os Serviços são credenciados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e os alunos participam da avaliação anual do CBR para a obtenção do Título de Especialista em Radiologia.

2. Estrutura

Coordenação de Ensino
Coordenador Geral da Pós-Graduação em Radiologia e Diagnóstico por Imagem: Prof. Hilton Augusto Koch
Professores do Curso
Dr. Tiago Vieira Koch
Dra. Ana Paula Di Mango
Dra. Andréa Petrelli
Dra. Daniela Mamede
Dr. Max Vianna do Amaral
Dra. Mariana Santos Araújo
Dra. Melissa Koch e Castro
Dra. Paola Cecchi
Secretaria
Regina Barros
Colaboradores Efetivos
Dr. Carlos Alberto de Souza
Prof. Edson Marchiori
Prof. Evandro Guimarães e Souza
Prof. Emerson Gasparetto
Prof. Sérgio Augusto Lopes de Souza
Prof. Pedro Carvalho Rodrigues
Físico Júlio Corsini
Assessoria de Imprensa
Milene Couras
Gerência de TI (Tecnologia da Informação)
Pedro Tyll Martinho Pencai

Capítulo II

1. Apresentação

O campo do Diagnóstico por Imagem envolve uma variedade de técnicas, incluindo a radiologia convencional, a radiologia contrastada, a radiologia vascular e intervencionista, a ultrassonografia, a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a medicina nuclear.
A Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem visa oferecer uma ampla qualificação do pós-graduando, aprofundando seus conhecimentos em todas as áreas associadas ao Diagnóstico por Imagem, oferecendo-lhe possibilidades de desenvolver sólidos conhecimentos da especialidade para um desempenho profissional elevado no ensino, na pesquisa e na extensão e na sua relação com outras especialidades. Para isso, possui equipamentos para treinamento adequado, dois auditórios (40 e 25 lugares), informatização, arquivo radiológico e biblioteca bem atualizada, com movimento ambulatorial de aproximadamente 800 atendimentos mensais.
O Curso de Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem propõe uma atuação equilibrada das atividades de ensino e pesquisa de natureza acadêmica e uma grande interação com renomados profissionais do setor. As aulas teóricas ocorrem obrigatoriamente nos Anfiteatros do Serviço de Radiologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, chefiado pelo Prof. Hilton Augusto Koch, e o treinamento prático nos Serviços de Radiologia dos Hospitais conveniados sob a supervisão de especialistas altamente qualificados.

2. Funcionamento do Curso

O curso é oferecido anualmente, possui carga horária total de 3.270 horas, sendo 1050 horas teóricas e 2220 horas de prática, divididas em seis períodos distribuídos ao longo de três anos. O ano letivo é dividido em dois semestres, sendo composto de 15 semanas de aula (dependendo da concentração dos feriados) mais uma ou duas semanas de intervalo.
As disciplinas são oferecidas de acordo com o semestre cursado. Não há trancamento de matrícula. As aulas teóricas e práticas são distribuídas ao longo do dia – manhã, tarde e, em alguns casos, noite.
Conteúdo programático:
  • Diagnóstico por Imagem I Diagnóstico por Imagem I (Cabeça e Pescoço, Tórax: doenças dos pulmões, da pleura, do mediastino)
  • Diagnóstico por Imagem II (Sistema Digestivo, Sistema Genito-Urinário)
  • Diagnóstico por Imagem III (Sistema Genital Feminino, Mama)
  • Diagnóstico por Imagem IV (Sistema Nervoso Central)
  • Diagnóstico por Imagem V (Sistema Músculo-esquelético, Emergências)
  • Diagnóstico por Imagem VI (Pediatria)
  • Bioética
  • Bioestatística/ Metodologia Científica
  • Princípios Básicos da Radioproteção e Controle de Qualidade em Radiologia
  • Técnicas Avançadas (DI no estudo Cardiovascular, RM /PET-CT,Radiologia Intervencionista)
  • Medicina Nuclear
2.1 Matrícula
O período de matrícula é determinado semestralmente pela Secretaria da EMPG/PUC-Rio.
2.2 Ementas das disciplinas
Diagnóstico por Imagem I (CABEÇA E PESCOÇO, TÓRAX: DOENÇAS DOS PULMÕES, DA PLEURA, DO MEDIASTINO) (3-18-7) = 10 cr
DI da Cabeça e do Pescoço
Professor Responsável: Hilton Augusto Koch (Doutor UFRJ)
Serão apresentados os métodos de imagem (radiologia convencional, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética) para o diagnóstico das lesões da face (os seios da face, malar, mandíbula, orelha, nariz e glândulas salivares) e pescoço, compreendendo a deglutição (por meio de videofluoroscopia), a glândula tireoide (incluindo biópsia), o segmento cervical da coluna vertebral e os músculos da região do pescoço.
O médico deverá saber reconhecer as estruturas anatômicas, as principais patologias e elaborar o relatório (laudo).
DI do Tórax: doenças dos pulmões, da pleura, do mediastino
Professor Responsável: Edson Marchiori (Doutor UFRJ)
Serão apresentados os métodos de imagem para o diagnóstico das doenças do tórax (radiologia convencional, ultrassonografia, e tomografia computadorizada). Deverão ser estudados as doenças dos pulmões, do mediastino e do coração, o diafragma, o segmento torácico da coluna vertebral e os arcos costais.
Os médicos deverão conhecer a anatomia, as principais patologias e fazer o relatório (laudo). Deverão conhecer a importância da medicina nuclear no diagnóstico das patologias torácicas.
Diagnóstico por Imagem II (SISTEMA DIGESTIVO, SISTEMA GENITO-URINÁRIO) (3-18- 7) = 10 cr
Professor Responsável: Hilton Augusto Koch (Doutor UFRJ)
DI do Sistema Digestivo
Serão apresentados os métodos de imagem (radiologia contrastada do tubo digestivo, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética) no diagnóstico do tubo digestivo, do fígado, da vesícula e das vias biliares, do pâncreas e do baço. Os médicos/alunos deverão reconhecer anatomia nos diversos métodos e as principais patologias e saber fazer o relatório (laudo).
DI do Sistema Genito-Urinário
Serão apresentados os métodos de imagem para o diagnóstico dos rins, vias urinárias, bexiga e próstata.
Deverão também ter conhecimento, pelo especialista (gastroenterologista/urologista) sobre a razão do pedido do exame e o que lhe interessa saber do resultado no relatório.
Diagnóstico por Imagem III (SISTEMA GENITAL FEMININO, MAMA) (2-21- 7) = 10 cr
Professoras Responsáveis: Melissa V. Koch e Castro (Doutora UFRJ) e Andréia Petrelli (Mestre UFRJ)
Serão apresentados os métodos de imagem (histerossalpingografia, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, e ressonância magnética) para o diagnóstico do aparelho genital feminino e das mamas.
O médico/aluno deverá ter conhecimento da anatomia por imagem da pelve feminina e das mamas. Saber da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e da classificação BIRADS. Saber realizar a histerossalpingografia, a ultrassonografia e a biopsia por agulha da mama. Avaliar a possibilidade de metástases e o valor da medicina nuclear na complementação diagnóstica. Saber a importância da qualidade da imagem mamográfica e da mamografia digital.
Diagnóstico por Imagem IV (SISTEMA NERVOSO CENTRAL)(4-21- 7) = 12 cr
Professor Responsável: Emerson Gasparetto (Doutor UFRJ)
DI em Neurorradiologia
Serão apresentadas a tomografia computadorizada e a ressonância magnética como métodos de diagnóstico por imagem do sistema nervoso central, sua anatomia e suas patologias principais.
Os médicos/alunos deverão conhecer a anatomia e as principais patologias e seus diagnósticos diferenciais. Fazer o relatório firmando o diagnóstico, apresentando diagnóstico diferencial.
Diagnóstico por Imagem V (SISTEMA MÚSCULO- ESQUELÉTICO, EMERGÊNCIAS ) (4-22- 8) = 13cr
Professor Responsável: Tiago V. Koch (Mestre UFRJ)
Serão apresentados a radiologia convencional para estudo do esqueleto ósseo e ultrassonografia e ressonância magnética para músculos e articulações.
Os médicos/alunos deverão conhecer a anatomia radiográfica, ultrassonografia e por ressonância magnética e as principais patológicas.
Deverão fazer relatório descrevendo as alterações ou a normalidade, firmando diagnóstico.
Diagnóstico por Imagem VI (PEDIATRIA) (1-0- 3) = 1cr
Responsável: Tatiana Fasecas (Residência HFLagoa)
Serão discutidas as formas pelas quais se pode fazer o diagnóstico por Imagem da doença da infância. Deverá ter conhecimento da iniciação do exame de imagem. Saber realizar o melhor exame para o diagnóstico.
Fazer relatório adequado que pode ajudar o pediatra a fechar o diagnóstico.
Bioestatística (2-18- 4) = 9 cr
Professor Responsável: Pedro Carvalho Rodrigues (Doutor USP)
Revisão dos conhecimentos básicos de estatística descritiva e de noções básicas de probabilidades. Apoio aos cálculos estatísticos para elaboração de monografias.
Metodologia Científica (1-0- 3) = 1 cr
Professor Responsável: Evandro Guimarães de Souza (Doutor UFRJ)
Evolução do pensamento científico. Desenvolvimento do método científico. Observação, experimentação e formulação de hipóteses.
Dedução. Técnicas de bibliografia e consulta. Redação de artigos científicos, elaboração de manuscritos científicos; referências (ABNT e Vancouver), comitê de ética. Aplicação de técnicas de apresentação oral.
Princípios Básicos da Radioproteção e Controle de Qualidade em Radiologia (2-21- 7) = 10 cr
Professor Responsável: Júlio César Corsine R. Soares (Mestre UFRJ)
Radiações. Fontes naturais e artificiais de radiação. Interação da radiação com a matéria. Efeitos biológicos da radiação. Grandezas radiológicas e unidades. Detectores de radiação. Noções de radioproteção.
Apresentação das formas de proteção do médico, dos auxiliares e dos pacientes e controle da qualidade dos exames radiológicos em geral e em especial da mamografia.
Técnicas Avançadas (DI NO ESTUDO CARDIOVASCULAR, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA/PET-CT RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA) (2-18- 4) = 9 cr
Professor Responsável: Hilton A. Koch (Doutor UFRJ)
USG com fundamentos de Doppler e métodos intervencionistas.
Radiologia intervencionista (vascular, biópsias, drenagem).
Aprimoramento das técnicas de estudo por tomografia computadorizada com treinamento em técnica intervencionista.

3. Atividades Curriculares

As atividades curriculares são divididas em dois grupos: as práticas são realizadas no Serviço de Radiologia e nos serviços conveniados. As teóricas realizadas no Serviço de Radiologia da Santa Casa-Rio:
3.1 As atividades práticas tem como sua principal importância a assimilação dos conhecimentos adquiridos durante as atividades teóricas e no estudo individual, na prática diária, sob supervisão de um staff.
3.1.1 Os alunos devem proceder com educação e respeito aos professores, técnicos, auxiliares e serventes dos Serviços, assim como aos clientes e pacientes.
3.1.2 Os alunos devem observar os horários de chegada e saída, especificados e conforme escala nos Serviços que estiver estagiando.
3.2 As atividades teóricas são realizadas sob supervisão do Serviço de Radiologia.
3.2.1 A principal atividade são as aulas ministradas toda quarta-feira, a partir das 13 horas, sendo obrigatória a presença.
3.2.1.1 Haverá prova sobre os assuntos abordados que valerá para a aprovação.
3.2.2 A liberação para Congressos da especialidade deverá ser obrigatoriamente solicitada.
3.3 Os alunos devem participar das reuniões Nicola Caminha toda última quarta-feira do mês, na Sociedade Brasileira de Radiologia, preparando com R2 e R3 material para apresentação.
3.4 Os alunos também devem realizar a prova do Colégio Brasileiro de Radiologia no final de cada ano, participar de todas as sessões clínicas e discussões dos artigos.

4. Horários

É de fundamental importância a observação dos horários estipulados.
4.1 Horário das atividades teóricas:
4.1.1 As aulas terão início às 13:00 h e término às 16:00 h
4.1.2 Sessões terão horários a ser combinado junto ao professor convidado.
4.1.3 O horário de outras atividades teóricas como aulas especiais, deverão ser observados pelos alunos.

5. Férias

Os alunos poderão gozar de 4 semanas de férias.

6. Avaliações

As avaliações realizadas durante o ano têm como objetivo avaliar o rendimento do aluno e do curso.
6.1 O aluno será avaliado mensalmente através da prova do módulo. A não realização da avaliação implica na nota ZERO, independente da justificativa, que deverá ser feita obrigatoriamente por escrito.
6.2 As avaliações práticas serão realizadas semestralmente, através de provas de projeções, gincanas e provas teórico-práticas de Radiologia convencional, mamografia, US e TC.
6.3 Caso o aluno não obtenha média final para aprovação, será oferecida uma prova de recuperação, em data marcada pela Coordenação.

7. Aprovação

O aluno deverá obter média final 7,0 (sete) - média final anual.

8. Reprovação

O aluno que não obtiver nota para a aprovação, ou seja, igual ou superior a 7,0 (sete), será reprovado.

9. Desistência do curso ou cancelamento de matrícula

Normas internas da PUC
1) Não há possibilidade de trancamento de matrícula nos cursos de especialização, somente cancelamento.
2) O aluno que não desejar continuar seu curso de especialização deverá cancelar sua matrícula junto à secretaria da Escola Médica e comunicar ao Coordenador do curso. Aquele que abandonar seu curso continuará DEVEDOR até o final do semestre, podendo a Universidade cobrar esta dívida judicialmente. OBS: Com o cancelamento de matricula o aluno perde a sua condição de aluno, não podendo revalidar sua matrícula. Caso deseje retornar ao mesmo curso deverá submeter-se ao processo de seleção deste, sem aproveitamento de disciplinas cursadas anteriormente.
OBS: O ALUNO DEVERÁ ESTAR EM DIA COM SUAS MENSALIDADES PARA SOLICITAR O CANCELAMENTO E O FAZ VIA REQUERIMENTO NA D.A.R., ATUALMENTE SEM CUSTO.

Capítulo III

Ética e Bioética para médicos Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Os princípios básicos da Bioética: autonomia, beneficência, não maleficência e justiça, não devem ser omitidos durante o atendimento aos pacientes.
- Beneficência está relacionada com o bem do indivíduo, considerado prioritário em relação aos interesses da ciência ou da sociedade.
- Não maleficência visa evitar qualquer dano à pessoa, mesmo sabendo que em princípio a conduta a ser adotada poderia ser benéfica.
- Autonomia é fundamental que a pessoa, ou o seu representante legal, sejam informados das medidas propostas para o atendimento, podendo aceitá-las ou não.
- Justiça ou imparcialidade caracteriza-se pela justa distribuição de bens e serviços de forma universalizada e igualitária.
Os médicos Aperfeiçoandos, no trato diário com os pacientes, seus familiares, outros colegas e membros da equipe multiprofissional dos serviços de Radiologia, devem:
1. Demonstrar altruísmo. Colocar os interesses dos pacientes acima dos seus.
2. Demonstrar compaixão. Entender e respeitar o paciente, seus familiares, a equipe e o colega que o encaminhou.
3. Demonstrar excelência, no que diz respeito a utilizar todo o conhecimento adquirido em benefício do paciente.
4. Ser honesto com seus pacientes e com todos os integrantes da equipe de saúde.
5. Demonstrar honestidade e integridade, ao recusar presentes de pacientes e representantes de laboratórios e outras empresas de vendas de equipamentos, evitando assim conflito de interesses.
6. Evitar discriminações religiosas, raciais, sexuais e por escolaridade. Nunca aceitando favorecimentos ou utilizando qualquer forma de assédio.
7. Saber lidar com situações que prejudicam o desempenho profissional, incluindo problemas relacionados com dependência ao álcool e outras drogas, comprometendo-se a comunicar o caso, mesmo quando seus colegas estejam envolvidos.
8. Ser pontual e trajar-se adequadamente.
9. Preservar as informações confidenciais fornecidas pelo paciente.
10. Conhecer as normas atuais sobre pesquisa em seres humanos.
Referências bibliográficas:
1. Accreditation Council for Graduate Medical Education. ACGME competencies. Disponível em: http://www.acgme.org.
2. Collins J. Christenson MR, Gray L, Hyde C, Koeller KK, Laine F, Wood B. Teaching Noninterpretive Skills to Radiology Residents: A Collaborative Effort between the American College of Radiology and the Association of Program Directors in Radiology. Acad Radiol 2002: 9: 721-6.
3. Souza, VCT. Bioética, Ciência e Tecnologia na Sociedade Contemporânea. In: Silva, JV. Bioética: Meio Ambiente, Saúde e Pesquisa. São Paulo. Iátria, 2006.

Capítulo IV

1. Biblioteca

1. WERNER; BRANDÃO; DALTRO. RM em obstetrícia e ginecologia, 2003
2. KOCH, M. Aspectos Tomográficos da Talcose Pulmonar, 2004 – 3 cópias
3. KOCH, H. et AL. Mamografia Atual, 1998
4. KEMP, BARACAT e ROSTAGNO. Lesões não Palpáveis da Mama - Diagnóstico e Tratamento, 2003
5. BECK, R. Contrast – Enhanced MRI of the Breast, 1995
6. ROBBINS. Patologia Estrutural e Funcional, 1994
7. MACHADO, Angelo. Neuro Anatomia Funcional, 1991
8. FIGUEIREDO, Euridice. Ginecologia Oncológica, 2004
9. SAMPAIO, Augusto. Saúde no Trabalho: Realidade ou Fantasia, 2005
10. WESTLROOK, Catherine. Handbook of MRI technique, 2008
11. MULLER, Nestor. High-resolution CT of the Lung, 2009
12. SCOTT, W. MR of the Brain and Spine, 2009 – Atlas – 2 volumes

2. Hospitais conveniados para estágio

HOSPITAL MUNICIPAL JESUS (Hospital de Atendimento Pediátrico)
Chefe do Serviço: Dra. Tatiana Fazecas
Rua Oito de Dezembro, 717 - 4º andar, Vila Isabel – Rio de Janeiro CEP:20550-200
Fone: 21-2568- 9488 / 2569-4088

CDPI – Clínica Diagnósticos e Prognósticos por Imagem
Chefe: Dr. Romeu Cortes Domingues
Av. das Américas, 4666 - Barra da Tijuca - RJ - CEP: 22640-902
Fone: (21) 2431-9592

Hospital Federal do Andaraí
Presidente do Centro de Estudos do Hospital: Dr. Marlon Tavares do Prado
Rua Leopoldo, 280 - SLJ - Andaraí – Rio de Janeiro - Capital
Fone: (21) 2575-7000

Hospital Naval Marcílio Dias
Chefe do Departamento de Radiologia do Hospital Naval Marcílio Dias Capitão-de- Fragata (MD) Mônica Costa Janson Ney
Rua Cesar Zama, 185 – CEP: 20725-090 Lins de Vasconcelos – RJ

3. Alunos em 2015

1º Ano
Estágio - Santa Casa - E1
  • Alejandra Ospina Gonzalez
  • Camilo Fabiano Ramalho Servino
  • Cintia Maia Afonso
  • Juliana Marques Prata Mesiano
  • Luciano dos Santos Almeida
  • Pedro Henrique Pereira Rocha
  • Priscila Bibiano Azevedo Jorge
  • Rebeca de Albuquerque Pessoa dos Santos
  • Roberto Vargas Noal
  • Rodrigo da Silva Vieira
  • Ludmila Laudano Manes Martins
Estágio – HNMD
  • Marcos Hesdras Palomo Valle Filho
  • Raissa Alves Felippe
Estágio – HFAG
  • Camila Sampaio de Lacerda Perdigão Peixoto
  • Renato Rodrigues do Amaral
Estágio – Petrópolis / Hospital Santa Teresa
  • Amanda Sandrini Crocetta
  • Arthur Lopes dos Santos
  • Iván Darío Rodriguez Satomonte
  • Julio Cesar Tabares Morales
  • Marcela Costa Martins Guimarães
2º Ano
Estágio - Santa Casa – E2
  • Amanda Almeida Miranda
  • Angelina Júlia Russo Piuzana
  • Érica Jorge Antunes
  • Evelyn Miranda Araujo
  • Ilka Helena Araújo Tuma Mezzavilla
  • João Eduardo de Brito Ferreira da Costa
  • Lívia de Luna Cabral Gonçalves
  • Thiago Abdala de Araújo
  • Thiago de Mattos Coutinho
  • Ana Paula Barroso P. Espindola
Estágio – HFAG
  • Cleiton Rodrigues da Costa
  • Eduardo Pitanga Serafim da Silva
Estágio – Petrópolis / Hospital Santa Teresa
  • Alice do Prado Queiroz
  • Augusto Villela Pedras Polônia
  • Caio Leal Leidersnaider
  • Leonardo Habib de Aragão Magrani
  • Maria Gabriela Machado Waksman
3º Ano
Estágio - Santa Casa - E3
  • Eric Lippincott
  • Evelin de Lana Meirelles
  • Gabriella Moura Borges
  • Livia Valente Coutinho
  • Mariana de Freitas Portela
  • Mayara Romagna Bongiolo
  • Nina Pimentel do Patrocinio
  • Rachel Felix Muffareg
  • Renata Alves da C. M. Flórito
  • Suzana Maria Haubrich
  • Thaiane de Mattos Coutinho
Estágio – HFAG
  • João Manoel Dias Neto
  • Raphael Barroso Clemente Rocha
Estágio - HNMD
  • Cesar Jose Paradas Albuquerque
  • Karelyne Maria Siqueira
  • Karol Pereira Regis de Almeida
  • Leilane Calazans de Almeida
Estágio - Petrópolis/Hosp. S. Ter - E1
  • Brainner Vinnicius Campos Barbosa
  • Lívia Leal da Silva
  • Marcel Hage Chahine Assupmpção
  • Rodrigo Ribeiro de Lima Lopes

4. Monografias elaboradas por formandos em 2008

1. Adir Pires Maia Junior - Cisto na incisura espinoglenoidal associado com lesão SLAP II e neuropatia seletiva do ramo motor do infraespinhoso na artrorressonância: Relato de caso
2. Alex Cezar Massoud Salame da Silva - Aspectos radiológicos do tumor de células gigantes – relato de caso
3. Carolina Damian Conti - Ressonância Magnética de Mama na Avaliação de Lesão Residual Pós-Quimioterapia Neoadjuvante: Relato de Caso e Revisão de Literatura
4. Daniela Mamede de Andrade - Carcinoma Ductal Infiltrante da Mama Masculina
5. Fernando Rodrigues da Silva - Fratura por sobrecarga: Relato de Caso e Revisão de Literatura
6. Guilherme Robbs Bernardes - Lesões relacionadas à endometriose na ressonância magnética: achados em 82 pacientes
7. Gustavo de Carvalho Costa - Síndrome de poliesplenia: Relato de caso e Revisão da Literatura
8. Mauricio Vargas Noal - Síndrome do desfiladeiro torácico – Abordagem do doppler arterial
9. Mirella Lobo Paulino - Ressonância magnética na avaliação das massas pélvicas femininas
10. Mirian Carvalheda da Gama Vital de Oliveira – Carcinoma Papilífero
11. Rafael Lopes de Brito - Achados em tomografia computadorizada de crânio e no doppler de carótidas em pacientes com diagnóstico clínico de acidente vascular encefálico
12. Sara de Melo Macedo - O valor do estudo de pet-ct com fdg-18 na avaliação de pacientes com suspeita de recidiva focal de câncer de cólon para fígado e pulmão: estudo prospectivo
13. Silvia Carvalho de Souza - Pubalgia atlética: revisão bibliográfica e aspectos à ressonância magnética
14. Silzete da Silva Rodrigues - Avaliação pela tomografia das fístulas carotídeo-carvernosas
15. Simone Veroneze Rodrigues - Linfoma primário hepático folicular: Relato de caso e discussão dos aspectos diagnósticos por imagem
16. Vanessa Soares Ferreira - Lipossarcoma do mediastino anterior. Relato de caso e revisão bibliográfica
17. Walter Teixeira de Paula Neto - Hemangioma Cavernoso Hepático Roto

5. Monografias elaboradas por formandos em 2009

1. Adalvo Carlos Soares Junior - A Historia da Radiologia com Ênfase na Radiografia de Tórax. Revisão da Literatura
2. Ana Lucia de Azevedo Ferreira - Papel da Ressonância Magnética na Avaliação da Concentração de Ferro nos Pacientes Portadores de Hemocromatose
3. Carlos Eduardo Paulino Sales Tavares - Sarcoma Granulocitico (Cloroma) em Lactente: Relato de Caso
4. Caroline Teixeira Rodrigues – Avaliação da Doença de Alzheimer por Neuroimagem
5. Cristiana Barbosa Caires – Síndrome de Gorlin-Goltz
6. Cristine Barros Freias – Fibrohistiocitoma Maligno da Bexiga. Revisão de Literatura
7. Daniel Cecconi Agostini – Rastreamento das Anormalidades Cardíacas Fetais Através da Ecocardiografia em um Grupo de Gestantes com Fatores de Risco
8. Erick Aguilera Andreolli – Artro-Ressonância Magnética das Lesões SLAP: Revisão de Literatura
9. Fabio de Menezes Duba – Sarcoma de Ewing Primário da Órbita
10. Guilherme Paz Senna de Azeredo – Historia da Ultrassonografia
11. Juliana Mezzabarba de Carvalho Martins – O uso da Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada, como Métodos Auxiliares no Diagnóstico da Esclerose Múltipla. Revisão de Literatura
12. Larah Betânia de Sousa – A Historia da Radiologia com Ênfase na Radiografia de Tórax. Revisão da Literatura
13. Luigi Eugênio Silva de Lacerda – Lesão Labral do Quadril: Técnica de interpretação performance anúncio de artografia por Ressonância Magnética do PIR
14. Marco Aurélio Cordeiro Pires – Avaliação Pós-operatória de Enxerto do Ligamento Cruzado Anterior pela Ressonância Magnética: Revisão de Literatura
15. Rachel Nanizeyi Nzuzi Muingilu – Tumor Epitelial do Ovário. Achados de Imagem – Revisão de Literatura
16. Ricardo Lira da Costa Filho – Histoplasmose Disseminada com Acometimento Intestinal. Relato de Caso
17. Roberito Correia Galavotti – Historia dos Métodos e Formas de Diagnóstico por Imagem Usados na Avaliação do Fígado, Vesícula e Vias Biliares
18. Roberta Araújo de Arruda Camara – Síndrome do Seio Silencioso – Relato de Caso

6. Monografias elaboradas por formandos em 2010

1. Alexandre Marques – Traumas Abdominais
2. Douglas Bassani – Ressonância Magnética do Tornozelo: Anatomia e Principais Patologias
3. Frederico Ferreira da Costa – Radiologia do Sistema Músculo- esquelético dos Membros Inferiores
4. Gisele Santa Anna de Faria Mesquita – A Eficácia dos Métodos de Imagem e a Importância do Meio de Contraste no Estudo Radiológico do Abdome
5. Karina Martins Costa Carrocino – Avaliação da Doença Hidática Renal por Métodos de Imagem
6. Kleber Jose Costa Monteiro – Métodos de Diagnósticos por Imagem em Lesões Hepáticas Focais
7. Larissa Macedo Soares – Lesões Ósseas na Ressonância – Foco em Necrose Avascular
8. Maria Antonieta Vasconcellos Portinho – Os Principais Métodos de Imagem na Avaliação das Patologias Renais
9. Mônica Soares Cardoso – Métodos de Imagem no Trauma Abdominal Fechado
10. Paula Pavão Ianez – Ressonância Magnética da Pelve Feminina na Avaliação da Infertilidade
11. Priscila Bermudes Fernandes – Técnicas Avançadas de Ressonância Magnética no Diagnóstico dos Tumores Intra-Axiais no Adulto
12. Ricardo Murcia Pena – Diagnóstico pela Imagem de Doenças Vasculares do Encéfalo
13. Sergio Wakslicht Braunstein – Valor Prognóstico da Angiografia por Tomografia Computadorizada na Avaliação da Doença Coronariana
14. Tatiana Mendes Ribeiro – Craniossinostoses
15. Adriano Boz – A monografia versou sobre Angiotomografia de Coronárias
16. Andréia Brandão Ribeiro Vaz – A importância Atual da Ultrassonografia no Diagnóstico das Patologias Mamárias
17. Felipe Augusto da Silva Gama – A Avaliação dos Meniscos pela Ressonância Nuclear Magnética: uma Revisão Sistemática
18. Fernanda Maria Almeida Pereira – Avanços da Ressonância Magnética do Sistema Músculo-Esquelético nas Afecções mais Comuns do Pé e Tornozelo
19. Luísa Santos Araujo – Carcinoma Retal: Revisão Anátomo- Radiológica da Pelve e novas Perspectivas no Estadiamento Local por Ressonância Magnética
20. Maria Carolina Esch Franco - Lesões Hepáticas Focais – Revisão de Literatura
21. Pablo Enrique Ortiz Tovar – Neuplásias Cerebrais Primarias: Astrocitomas Revisão Atualizada da Literatura no Diagnóstico, Classificação, Avaliação Préoperatoria, Controle Pós-tratamento e Prognóstico
22. Paula Said Guerreiro – A importância da Ressonância Magnética na Avaliação da Endometriose
23. Bianca de Barros Salvato – Diagnóstico por Imagem da Mama
24. Marcela Fortuna Malfitano – Avaliação dos Principais Métodos de Diagnóstico por Imagem na Abordagem dos Tumores Hepáticos mais Incidentes

7. Monografias elaboradas por formandos em 2011

1. Allan do Amaral e Castro - Radiologia dos Transtornos Neuropsiquiátricos
2. Alfredo Altuzarra Noriega - Radiologia de Emergência
3. Caroline Brito Bassani - Tumores Primários do Mediastino Anterior
4. Caroline Laurita Batista Couto - Variações anatômicas dos seios paranasais: o que informar ao otorrinolaringologista?
5. Caroline Karraz – Endometriose
6. Fernando Taira Kashiwagi - Métodos de Imagem no Estudo do Ombro
7. Marcelo Dalla Porta Garcia - Abordagem Diagnóstica da Síndrome do Impacto do Ombro através da Ressonância Magnética
8. Marília Cariello Couto - Carcinoma Mamário em Mulheres Jovens.
9. Michelângelo Zordan Franceschi - Esclerose Múltipla: A Ressonância Magnética como Método Auxiliar de Diagnóstico
10. Ricardo Araújo Correia - Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior
11. Ana Paula Gonçalves Tavares Di Mango - Avaliação das Lesões Adrenais Incidentais – Incidentalomas – Através dos Exames de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética
12. Edimere Ferreira Ottoni - A Importância do Ultrassom na Avaliação e Diferenciação dos Nódulos Tireoidianos
13. Lorena Loria Cordero - Fraturas da Coluna Cervical
14. Renata Rodrigues de Oliveira - O Screening do Fígado Cirrótico para Carcinoma Hepatocelular
15. Alexandra Rocha Silveira - Adenomiose: Principais Aspectos de Imagem na Ultrassonografia e Ressonância Magnética
16. Gabriela de Abreu Oliveira - Lesões Complexas Traumáticas do Joelho
17. Isabela Borges Moreira - Avaliação Radiológica do Sistema Urinário
18. Jefferson Vieira Fernandes de Araújo - Aspectos Radiológicos do Câncer de Testículo – Revisão da Literatura
19. Natacia dos Santos Guimarães - Ligamento Cruzado Anterior do Joelho: anatomia, principais patologias e avaliação radiológica
20. Cristiane Laner Cardoso - Doença de Menkes: achados em ressonância magnética do crânio
Todos colaboradores da 2ª. Edição do Livro: Radiologia e Diagnóstico por Imagem na Formação do Médico Geral – Ed. Revinter, 2011

8. Monografias elaboradas por formandos em 2012

1. Daniel Borges Peixinho Lima - Doença de Alexander: relato de dois (02) casos e revisão bibliográfica
2. Anna Paula de Castro Machado - Cisto simples de ovário na pós- menopausa: acompanhamento ultrassonográfico
3. Bruno de Campos Carvalho - Lesões musculares - revisão anatomofisiológica e métodos diagnósticos
4. Bruno Rodrigues Falcone - Lesões traumáticas do joelho
5. Carlos Henrique Lopes Basoni - Pontine Tegmental cap displasia
6. Cristina Milene Barbosa - Achados mamográficos do Blastoma de mama masculina
7. Dáfne Daniela Dias Melquiades - Neoplasias malignas no fígado
8. Daniel Rozadas Chaves de Souza - Aspectos radiológicos do Condrossarcoma da escápula: revisão da literatura
9. Daniel Veiga de Almeida - Ressonância magnética no diagnóstico das lesões traumáticas de menisco do joelho
10. Fábio Coelho Barros - Principais alterações da gordura infrapatelar: uma revisão de literatura
11. Felipe Lopes Figueiredo - Nódulos tireoideanospuncionáveis guiados por ultrassonografia
12. Gustavo de Oliveira Silva - Biópsias da próstata guiada por ultrassonografia transretal realizadas no Serviço de Radiologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro
13. Jéssica Ferreti Barbosa - Endometriose
14. Lorena Lira T. dos Santos de Lima - Avaliação por imagem de pacientes autistas
15. Luana Costa Albuquerque - Avaliação da imagem da dissecção da aorta
16. Milena Casagrande Koch – Obstrução intestinal: Ensaio pictórico tomográfico em hospital terciário
17. Poliane Toledo Chaves - Síndrome de Bouveret
18. Priscilla Pedretti Câmara - Padronização das lesões meniscais
19. Renata Cirene Salmi Nogueira - Acurácia dos achados ultrassonográficos das lesões mamárias categoria 3: correlação dos achados histológicos e definição de conduta
20. Renata Domingues Matos - Osso temporal: revisão anatomo- funcional e suas principais patologias
21. Roberto Maciel Rebouças - Massas do mediastino: anterior, posterior e médio

9. Monografias elaboradas por formandos em 2013

1. Adriana de Oliveira Soares – Sarcoma de Ewing: Revisão da Literatura e Relato de Caso
2. Bianca Guedes Ribeiro – Tumor de células gigantes do osso esfenoide: Relato de caso e revisão da literatura
3. Daniel Delagnelo Baby – Lesões do compartimento do músculo PSOAS. Relato de cinco casos
4. Felipe Azevedo Costa Mattos – Nódulo pulmonar solitário
5. Fernando Rogério Lara Ferreira – Hiperplasia nodular focal em criança de 02 anos de idade. Relato de caso e revisão de literatura
6. Jean Philippe Kriegl – Linfoma não-Hodgkin ósseo primário: relato de caso
7. Juliana Lobosco Gonçalves – Pielonefrite aguda complicada na infância: relato de caso e revisão da literatura
8. Marcelo Oliveira Ferreira da Cunha – Teratoma ovariano. Relato de caso e revisão de literatura
9. Maria Alice Duran Lira – Abscesso pulmonar. Aspectos clínicos e radiológicos
10. Mariana Loureiro Lemos – Doença de Von Hippel-Lindau: relato de caso com revisão bibliográfica
11. Nicole Casa Monteiro Velasco – Sarcoidose sistêmica: revisão de literatura e relato de caso
12. Rebeca Perez Barbosa – Carcinoma hepatocelular: revisão da literatura e relato de caso
13. Stephanie de Araujo Costa – Linfangiectasia renal: revisão de literatura e relato de caso
14. Tiara de Senna Pereira Fontes Ibiapina – A importância do diagnóstico pré-operatório de Mucocele do apêndice com base nos achados tomográficos para o planejamento cirúrgico do paciente
15. Fabio Campos Aragão – Bronquiolite obliterante com pneumonia em organização. Revisão de literatura e relato de caso
16. Oswaldo Plantier Neto – Síndrome da artéria mesentérica superior
17. Rodrigo de Souza Torres Homem – A importância do diagnóstico pré-operatório de ameloblastoma de mandíbula com base nos achados tomográficos
18. Mariana Demétrio Ribeiro – Linfoma não-Hodgkin acometendo a patela: revisão da literatura e relato de caso

10. Monografias elaboradas por formandos em 2014

1. Alberto Antonio Muniz Tuma – Má Rotação Intestinal em Adulto Assintomático: Relato de Caso
2. Anna Christiany B. Nascimento – Endometriose de Parede Abdominal: Relato de Caso e Revisão da Literatura
3. Bruna Muller de Vasconcellos – Avaliação de Ruptura de Implante Mamário pela Ressonância Magnética
4. Carla França Caetano – Displasia Fibrosa Craniofacial: Relato de Caso e Revisão da Literatura
5. Carla Maranhão Eliazage Ismael – Demonstrar as Características das Imagens do Glioblastoma Multiforme nos Exames de Ressonância Magnética
6. Carolina Lima Vaz – Angiomiolipoma Hepático: Relato de Caso e Revisão da Literatura
7. Clarissa Mello e Silva Fortuna – Sacoidose Pulmonar: Aspectos Clínicos e Radiológicos
8. Clarisse Leal Leidersnaider – Rim em bolo: Relato de Caso
9. Cristine Ribeiro Buerger – Doença de Pott: Relato de Caso e Revisão da Literatura
10. Daniela Ribeiro Q. dos Santos – Ausência Congênita dos Hemisférios Cerebrais – Hidranencefalia
11. Edson de Freitas Barbosa – Doença de Crohn: Relato de Caso e Revisão da Literatura
12. Fabian Esteban E. Gonzalez – Vantagens do Uso de Angiotomografia Coronariana em Pacientes com Doença Arterial Coronariana e Síndrome Coronariana
13. Fernanda Oliveira Silva – Síndrome de Nutcracker: Relato de Caso e Revisão da Literatura
14. Gilmar Moreira da Silva Junior – Tumor Neuroectodérmico Primitivo Periférico de Parede Torácica em Adulto Jovem: Relato de Caso
15. Gustavo Oliveira F. da Cunha – Torção Ovariana em Gestante: Relato de Caso e Revisão da Literatura
16. Jayme Augusto Haack Mendonça – Trombose Venosa Cerebral
17. Julio Antonio Tuma Filho – Tumor Carcinoide em Divertículo de Meckel: Relati de Caso e Revisão da Literatura
18. Nara Giacometti Halm – Calcificações Bilaterais e Simétricas dos Gânglios da Base – Síndrome de Fahs
19. Maria Letícia Dutra da Silva – Ablação Percutânea por Radiofrequência dos Carcinomas Hepatocelulares: Procedimento e Achados em Imagem
20. Roberto Rômulo de M. Souza – Gossipiboma Abdominal: Relato de Caso e Revisão da Literatura
21. Saulo Daniel Rodrigues Caruso – Infarto Omental Primário: Relato de Caso e Revisão da Literatura
22. Vanessa Soares Lourenço Nunes – Aspectos Clínicos e de Ressonância Magnética da Epilepsia Mioclônica com Fibras Rotas Vermelhas (MERRF)


Curso de Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem – EMPG-PUC-Rio